Sebastian Vettel (Infiniti Red Bull
Racing) está um pouco mais próximo de um quarto título de Campeão do
Mundo ao vencer o Grande Prêmio do Japão. Seu companheiro de equipe Mark
Webber terminou em segundo, à frente do carro da Equipe Lotus de F1 de
Romain Grosjean. Assim, a Renault monopolizou o pódio pela segunda
corrida consecutiva. Junto com Kimi Räikkönen, que levou outra Lotus ao
quinto lugar, foram quatro pilotos entre os cinco primeiros a serem
propulsionados hoje pela Renault. Em 17 anos, é a primeira vez que a
Renault alinha dois pódios perfeitos consecutivamente.
Não
faltou emoção a esta corrida, já que Grosjean – que largou em terceiro
lugar – ultrapassou Vettel e Webber para ficar na liderança. Ele obteve
rapidamente uma diferença de três segundos sobre Webber, seguido por
Vettel. O trio se manteve nesta formação de liderança até a primeira
onda de paradas nos boxes. Webber foi o primeiro a parar, tendo sido
imitado por Grosjean uma volta mais tarde. Na passagem seguinte, Vettel
fez o mesmo e a hierarquia Grosjean-Webber-Vettel foi mantida até a
metade da corrida. Quando Webber fez sua segunda passagem pelos boxes, a
corrida mudou de configuração. Com uma estratégia de três paradas,
contra duas para Vettel e Grosjean, a caça à vitória estava aberta para a
terceira e última parte do Grand Prêmio. Com pneus mais novos, Vettel
obteve vantagem sobre Grosjean na 41ª volta. Em seguida, Webber e o
francês passaram a brigar incessantemente, até as últimas voltas. O
australiano conseguiu ultrapassá-lo a duas voltas do fim.
Atrás
do trio líder da prova, um pelotão compacto que incluía Hulkenberg,
Alonso, Massa, Button, Perez, Gutierrez e Räikkönen foi palco de
inúmeros confrontos. As posições iam mudando ao sabor das paradas e
ultrapassagens, com destaque para Hulkenberg, que se mostrava difícil de
ultrapassar.
Mas logo Alonso e Räikkönen conseguiram encontrar uma
abertura na famosa curva 130R, conseguindo obter uma vantagem sobre a
Sauber, terminando na 4ª e 5ª posições.
As
duas Williams haviam feito um bom início, com boas largadas de Valtteri
Bottas e Pastor Maldonado, que permitiram uma evolução no meio do
pelotão. Devido ao desgaste dos pneus no final da corrida, Maldonado e
Bottas terminaram em 16º e 17º. O carro da Equipe Caterham de F1 de
Charles Pic passou pela bandeira quadriculada na 18ª posição, à frente
do carro da Marussia de Max Chilton. Giedo van der Garde foi obrigado a
abandonar logo na primeira volta, após se envolver em uma batida na
primeira curva.
Faltando quatro
corridas para o término da temporada, a Infiniti Red Bull Racing está na
liderança do Campeonato Mundial de Construtores, com 445 pontos contra
297 para a Ferrari. Mercedes e Lotus estão respectivamente com 287 e
264. Já no quesito Pilotos, Vettel computa 90 pontos de vantagem sobre
Alonso. As diferenças estão mais acirradas em seguida, com Räikkönen em
terceiro (177 pontos), à frente de Hamilton (161) e Webber (148).
*GP do Canada e da França de 1996
Fonte: Assessoria
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